Carros Elétricos – Vantagens e Desvantagens
Numa era onde a preocupação ambiental aparenta estar cada vez mais evidente, há soluções sustentáveis que vão tentado contrariar o rumo poluente que o planeta vai seguindo.
A mobilidade elétrica tem vindo a ganhar terreno na indústria automóvel, no entanto ainda não parece convencer a maioria da população.
Hoje utilizamos como exemplo o Zoe, um dos veículos elétricos da Renault.
Desvantagens
- 
São pesados.
A bateria de um carro elétrico pode rondar os 400 quilos, e a tara do Renault Zoe é de cerca uma tonelada e meia, o que pode influenciar o desempenho e eficiência na condução do veículo.
- 
Tempo de carga
Para quem está habituado a abastecer o veículo em apenas alguns minutos, ter de esperar algumas horas para que a bateria esteja novamente carregada pode ser um incómodo. É que ao efetuar o carregamento em casa, são necessárias cerca de oito horas para que o veículo esteja completamente carregado. Apenas em postos de carregamento rápido é que o tempo total reduz para menos de metade.
- 
Autonomia
As autonomias dos carros elétricos tendem a ser mais baixas que a dos veículos a combustão, o que poderá mostrar-se um incómodo para quem faz viagens mais longas. No entanto, para quem faz a maioria das viagens em cidade isso poderá não ser um fator decisivo.
- 
Preço
Apesar dos incentivos fiscais, os carros elétricos ainda têm um custo elevado. O preço de um Renault Zoe novo ronda os 28 mil euros.
Vantagens
- 
Precisa de menos manutenção
Um carro elétrico tem menos custos de manutenção graças à ausência de peças normalmente encontradas nos carros de combustão. Assim, os veículos elétricos precisam apenas de manutenção a cada 50 mil quilómetros e, por vezes, o custo anual é inferior a 100€, o que permite recuperar facilmente o investimento inicial da compra.
- 
Menor custo por quilómetro
O custo da energia elétrica corresponde a um terço do valor do combustível dos veículos de combustão interna. Para percorrer 100 km, o custo médio do carregamento de um carro elétrico numa tomada doméstica é de apenas 2,5 euros.
- 
Zero emissões de gases
Apesar de os gases emitidos durante a produção de carros elétricos, este é a única solução que emite 0 gases efeitos de estufa ou emissões poluentes, o que acaba por ser muito mais ecológico do que os comuns veículos de combustão.
- 
Condução mais agradável
O facto de os carros elétricos não possuírem pedal de embraiagem e caixa de velocidades faz com que estes sejam agradáveis de conduzir, uma vez que, independentemente do tipo de condução que seja feita, não é necessário controlar a caixa de velocidades. Além disso, a aceleração é constante.
- 
Travagem regenerativa
A travagem regenerativa utiliza os motores elétricos como gerador durante a travagem do veículo. Assim, faz com que a saída produzida seja convertida e reutilizada para recarregar as baterias.
- 
Incentivos fiscais
Atualmente, os carros elétricos beneficiam de alguns incentivos como a ausência do Imposto Único de Circulação, Imposto Sobre Veículos e a comparticipação de cerca de três mil euros na compra de um veículo elétrico não matriculado para pessoas singulares
- 
Condução silenciosa
A ausência de várias peças no motor, do ruído da combustão e do escape de gases faz com que a deslocação do veículo seja mais suave e silenciosa, melhorando substancialmente a experiência de condução.
Eis o que deve saber sobre o Novo Renault Zoe
- 
Relativamente ao peso
 O novo Renault Zoe dispõe de uma maior potência relativamento ao modelo anterior, atenuando de forma evidente o peso da bateria. 
- 
Tempo de carga e Autonomia
 Agora é possível carregar 80% da capacidade em apenas 30 minutos (o tempo de um café). Para além disso, dispõe de mais de 4500 postos de carregamento por todo o território nacional, podendo aproveitar as pequenas pausas para recuperar a autonomia do seu Zoe. No entanto, o Renault Zoe já oferece uma autonomia de cerca de 558km em ciclo urbano e 395km em ciclo combinado! 
- 
Um modelo ainda mais sustentável
 Os interiores do novo Renault Zoe são feitos de material reciclado, tornando-o ainda mais amigo do meio ambiente. 
 
     
                 
             
                     
                     
                     
		