ponto morto poupa combustível

Circular em ponto morto ajuda a poupar combustível”.
Certamente já ouviu esta frase, assim como terá ouvido falar da ideia de que desligar o carro em descidas ou estradas planas também ajuda a poupar combustível.

Acredita-se que ao desembraiar o carro, vulgarmente conhecido como o “ponto morto”, como existe uma ausência de engate do torque do motor ,haveria uma menor injeção de combustível. O mesmo aconteceria ao desligar o carro.
No entanto, o facto de a grande maioria dos carros já possuir injeção eletrónica, leva a que tal não seja verdade e tenha até o efeito contrário.
Esta tecnologia permite controlar a mistura de ar e combustível utilizada pelo motor, tarefa executada pela centralina.

Quando o carro se encontra em movimento, com uma mudança engrenada mas sem aceleração, o sistema de injeção interrompe a injeção de combustível. Assim sendo, o aconselhado é que o ponto morto apenas seja utilizado com o veículo imobilizado ou em trânsito muito lento, uma vez que utilizá-lo em outras situações poderá despoletar falhas na segurança do veículo. Já desligar o carro em descidas pode ser catastrófico, uma vez que corre o risco de bloquear a direção e perder o controlo do carro.

Deixamos-lhe 5 dicas para poupar combustível sem recorrer à utilização do ponto morto:

  1. Faça uma correta gestão da caixa de velocidades.
    Procure alternar as mudanças no momento certo e consoante as necessidades, tendo em mente que deve circular com a mudança mais alta possível sem que seja necessária uma maior aceleração;
  2. Evite trajetos acidentados.
    As curvas e subidas requerem uma maior disponibilidade de motor e levam ao aumento dos consumos;
  3. Verifique regularmente a pressão dos pneumáticos.
    Circular com a pressão errada aumenta não só o consumo de combustível como também interfere com a segurança de todos os ocupantes;
  4. Transporte apenas a carga necessária.
    Quanto maior for a carga transportada maior o consumo de combustível;
  5. Mantenha os componentes da viatura na melhor condição.
    Peças com funcionamento deficiente levam a um esforço acrescido de toda a mecânica, traduzindo-se em combustível desperdiçado.Faça a sua Marcação de Oficina na AutoMecânica da Confraria.

 

Caso tenha gostado desta publicação, partilhe-a com quem também precisa de saber estas informações e não se esqueça de seguir as nossas Redes Sociais para ficar a par de todas as atualizações e oportunidades.

Siga-nos nas Redes Sociais