SMART Fortwo Electric Drive – Nascido para a cidade

Reconhecido pela facilidade de condução, alta performance e baixo ruído de funcionamento, o Smart Fortwo Electric Drive é o par perfeito para quem vive nas ruas citadinas e procura um carro amigo do ambiente.

Siga-nos no Instagram e Facebook e fique a par das novidades diariamente.

Ágil, simples e muito fácil de conduzir

É assim que vemos o Smart ForTwo Electric Drive.

Cada vez mais as marcas tendem a apostar em motorizações elétricas em detrimento dos veículos a combustão, resultado da crescente preocupação com o meio ambiente e em arranjar soluções menos poluentes.

O Smart ForTwo Electric Drive conseguiu unir o motor de origem Renault com 82cv de potência e 160Nm de binário a uma bateria de iões de lítio de 17.6kWh produzida pela Mercedes-Benz. Ora, esta combinação aliada a um sistema de refrigeração líquida e uma caixa de relação única, permite que este pequeno citadino seja o verdadeiro rei de qualquer cidade.

A velocidade máxima está limitada a 130km/h, no entanto, é possível atingir os 60km/h em apenas 4,9 segundos e os 100km/h em 11,5 segundos, o que em contexto de cidade se traduz numa resposta rápida e assertiva.

Em termos de autonomia, a marca anuncia 160km, no entanto, em contexto real de condução com as várias adversidades do quotidiano, este valor desce para 110km. Pode repor 80% da carga através de uma tomada comum em cerca de 6 horas. Caso tenha uma wallbox dedicada, bastam 3h30 para atingir o mesmo efeito. Se procurar uma solução ainda mais rápida, saiba que através de um carregador mais potente em corrente trifásica, pode carregar a sua bateria em apenas 45 minutos.

O controlo nas suas mãos

Para que se mantenha sempre a par da percentagem de carregamento do seu Smart, pode recorrer à “Smart Control”, uma app que lhe permite monitorizar em tempo real o estado de carregamento da bateria, assim como selecionar intervalos temporais de carga para aproveitar horários com tarifa energética mais amigas da carteira. Mas esta app não se fica apenas por aqui. Também pode controlar à distância o aquecimento estacionário, para que enquanto o carregamento da viatura decorre, a temperatura do habitáculo alcance o valor desejado.

Ao nível estético, a inscrição “Electric Drive” nos símbolos dos pilares traseiros é a única diferença visível comparativamente com a versão a combustão. Já no habitáculo as alterações também são mínimas, sendo que a diferença mais evidente está no punho da transmissão, nos instrumentos e no equipamento multimédia, que nesta viatura indicam as informações como a autonomia, gestão de energia, carga da bateria e o fluxo de energia.

smart fortwo
smart fortwo

Dinâmico e amigo do ambiente

O Smart Electric Drive possui dois modos de condução: o normal e o ECO. O primeiro ativa-se automaticamente quando se liga a viatura, o que permite gerir a recuperação de autonomia consoante a velocidade de circulação e distância do veículo da frente. Já o modo ECO, faz a gestão da intensidade do ar condicionado em consonância com a intensidade de aceleração, adequando o nível de regeneração às condições de trânsito.

A dinâmica do Smart ForTwo Electric Drive é demarcada pela presença do motor sob o piso da bagageira, que por sua vez conta com 190 litros de capacidade. Já a bateria, que possui 160 quilos, encontra-se ao centro da plataforma, o que lhe confere um comportamento ágil e de simples controlo, um fator bastante positivo na hora de estacionar.

Para além dos incentivos fiscais para a compra de um elétrico, a marca reforça a confiança dos clientes atribuindo 8 anos de garantia ou 100 mil quilómetros, pelo que até atingir um destes valores, a bateria é substituída sem custos para o cliente.

smart fortwo

Especificações técnicas

Potência - 82cv
Velocidade Máxima - 130km/h
Binário - 160nm
Autonomia - 160km

Siga-nos no Instagram e Facebook e fique a par das novidades diariamente.