A gravidez traz consigo várias questões. Saber que cuidados adotar na condução durante a gravidez implica algumas preocupações. A grávida deve usar sempre cinto de segurança? Em que posição deve estar o banco? É seguro o airbag estar ligado? Vamos apresentar algumas dicas para uma condução segura ao longo da gravidez.  

Cuidados a ter em viagens

  1. Coloque corretamente o cinto de segurança 

A faixa horizontal do cinto de segurança deve ficar bem ajustada na raiz das coxas. Evite que esta faixa fique por cima da barriga. Por outro lado, a faixa diagonal do cinto de segurança deve ficar bem apoiada no meio do ombro, passar pelo peito e contornar o abdómen. 

  • Aumento a distância entre o volante e a condutora 

O possível impacto do volante na barriga da grávida é um problema que deve ser evitado. Neste sentido, é aconselhável que a distância entre o banco da condutora e o volante seja aumentada, desde que não afete a segurança na condução. 

  • Airbag ativo 

Manter o airbag ativo ao conduzir na gravidez aumenta a probabilidade de proteção do feto, caso ocorra um embate. 

  • Ajuste a posição do banco mês a mês 

O conforto de uma mulher grávida, seja ela condutora ou passageira, deve ser uma garantia. Como o seu corpo muda mês a mês com a gestação do bebé, é importante que o banco esteja em sintonia com este desenvolvimento. 

  • Conduza com calma e mantenha a distância de segurança 

Tenha atenção na estrada e não tome decisões apressadas. Respeite os sinais do trânsito, ceda as passagens que forem necessárias, conduza devagar e mantenha sempre a distância de segurança. A melhor segurança é a prevenção. 

  • Evite viagens longas 

Uma mulher grávida tem que fazer paragens com maior frequência, principalmente no último trimestre de gravidez. Daí, por uma questão de conforto, o melhor é evitar deslocações muito longas.