Este SUV-Coupé com 4,568m de comprimento e 1.576m de altura alia uma imagem jovial e desportiva à versatilidade inerente ao formato mais adorado pelo público português.
A assinatura luminosa em “C” dos faróis dianteiros em LED, a linha de cintura elevada e a união dos faróis traseiros ao longo do portão da bagageira contribuem para a forte presença em estrada do Renault Arkana.
Conforto & Interior
Dotado de uma posição de condução mais elevada, com uma correta disposição do ecrã central (em posição vertical) sensível ao toque e com comandos físicos para o ar condicionado, revela-se fácil e intuitivo de utilizar. As semelhanças com o Clio e o Catptur são evidentes, mas é de destacar uma melhoria na qualidade geral e montagem, demonstrando um maior rigor na execução do interior do Arkana.
O espaço interior é de bom nível e consegue inclusivamente, em algumas medições, superar o Renault Kadjar, o que denota o esforço dos engenheiros da Renault no equilíbrio entre estilo coupé e conforto para os ocupantes. Nem a secção traseira também saiu prejudicada com as linhas desportivas, dispondo de uma bagageira com 513L de capacidade.
A suspensão leva igualmente nota positiva, lidando bem com as irregularidades do piso e não saindo, de todo, prejudicada pelo uso das jantes de 18 polegadas.
Motor & Caixa de velocidades
Na “casa das máquinas” está o já conhecido e extremamente competente 1.3 TCe, aqui na versão de 140cv. Este bloco de 4 cilindros e 1332cm3 conta com a preciosa ajuda de um sistema micro-híbrido de 12V, tornando-se bastante suave na sua utilização e com uma disponibilidade assinalável desde baixo regime que se estende vigorosamente até altas rotações. Prova disso é a facilidade que tem em cumprir o arranque dos 0 aos 100km/h (9,8seg) e os 205km/h de velocidade de ponta.
A caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades destaca-se, acima de tudo, pela suavidade que confere à utilização do Arkana, sendo praticamente impercetível a passagem de relações.
A personalização disponível através dos 3 modos de condução (My-Sense, Eco e Sport) assegura que o Arkana está indicado para todos os estilos de condução, independentemente das exigências do condutor.
Obter consumos reduzidos torna-se, portanto, uma realidade. É perfeitamente possível alcançar um consumo médio em torno dos 6L por cada 100km percorridos em ciclo misto.
Dinâmica
Outra surpresa é a facilidade com que o Arkana enfrenta estradas mais sinuosas, lidando com a transferência de massas com um à vontade pouco usual para um SUV com estas dimensões, nunca descurando o conforto de rolamento.
Selecionando o modo Sport, a direção mais pesada e o acelerador com uma resposta mais imediata contribui sobremaneira para a sensação de agilidade deste SUV-Coupé.