1. Ferrugem
    Os travões estão sujeitos a todo o tipo de condições atmosféricas, o que acaba por fazer com que a ferrugem apareça, tornando a superfície que está entre os calços e o disco não seja uniforme. Além disso, se conduzir regularmente em locais próximos do mar, torna-se ainda mais provável que a ferrugem vá aparecer. Caso perceba que a ferrugem começa a corroer o metal do disco, deverá substitui-los o quanto antes.

  2. Desgaste das pinças de travão
    Os suportes das pinças que seguram os calços dos travões são compostos por partes móveis de forma a garantir uma melhor eficiência na travagem. Uma vez que são elementos móveis, é expectável que, com o uso, o material fique danificado. Algumas pastilhas de travão trazem estas pinças, para que sejam mudadas sempre que mude as pastilhas. Considere este elemento sempre que tiver que escolher um novo jogo de calços.

  3. Discos de travão torcidos
    Com os toques dados com a roda em passeios, buracos ou com o surgimento de ferrugem na parte que liga o eixo do carro ao disco de travão, este elemento pode ficar empenado, passando a girar numa trajetória elíptica. O facto de o disco já não girar de forma perfeita e sem irregularidades, leva a que este toque noutras partes metálicas, o que origina o famoso chiado. Neste caso, poderá corrigir a trajetória dos discos ou substitui-los por uns novos.

  4. Discos de travão gastos
    A fricção entre o disco e as pastilhas causa o desgaste dos discos, criando uma superfície irregular que, por sua vez, provoca o chiar. Para resolver esta questão, ainda que temporariamente, poderá, com uma lixa de metal, lixar a superfície. No entanto, pondere mudar os discos assim que possível.

  5. Pastilhas de travão gastas
    É o motivo mais comum para o chiar que se ouve. Isto deve-se ao facto de que os calços possuem um pequeno objeto de metal saliente, que começa a tocar no disco quando o grafite das pastilhas começa a atingir os cerca de 3mm de espessura. Quando isto acontece, a melhor solução será mesmo substituir as pastilhas.

  6. Sujidade entre as pastilhas de travão e o disco
    É comum que entre sujidade entre o disco e as pastilhas de travão, causando atrito e danificando tanto o disco como as pastilhas. Caso seja este o seu caso, pode tentar soprar a zona de travagem com um compressor de forma a retirar quaisquer resíduos que se encontrem nesta zona. Caso não consiga solucionar desta forma, o ideal será visitar uma oficina para desmontar o sistema de travagem para remover toda a sujidade.

Se a sua viatura está a apresentar algum dos sinais mencionados, aproveite para fazer a sua marcação ou pedir um orçamento 👇🏻