No dia 26 de agosto, comemoramos o Dia do Cão. Assim vamos dar-lhe 3 opções e algumas dicas para poder levar o seu cão para as viagens de forma segura, confortável e divertida.

Para começar, note que o transporte irregular dos seus animais de estimação pode refletir-se numa coima que pode ir de 60 até 600€.

1. Caixa Transportadora
A caixa de transporte é uma boa opção para viagens mais curtas. Deve ter as dimensões corretas para o tamanho do seu companheiro de quatro patas. Assim, quando ele consegue dar uma volta sobre si mesmo dentro da caixa, é porque está com o tamanho adequado. Assegure-se  de que a caixa está bem fixa para que o seu cão se sinta seguro e possa descansar na viagem.

2. Cintos de Segurança para Cães
Numa viagem mais longa, o seu cão vai sentir-se mais confortável em viajar no banco, com mais espaço, mais livre e ao seu lado. Nesse caso, o ideal seria o cinto de segurança especial para cães. É simples de usar, basta prender a coleira ou peitoral ao cinto de segurança do seu carro e desfrutar da sua viagem.

3. Rede ou Grelha Divisória
Essa é uma opção para os animais de grande porte. Trata-se de colocar uma rede como separação dos bancos e o porta-malas, criando uma proteção para que ele não salte para os bancos e possa causar algum problema. Não se trata da opção mais segura para o animal, mas dado o grande porte, pode ser a opção mais confortável e com mais espaço.

Agora já sabe como transportar o seu melhor amigo de carro.
Veja as próximas dicas e tenha a certeza de que o seu cão está pronto para viajar consigo.

  • Não o alimente antes da viagem
    É aconselhável que dê comida ao seu cão, pelo menos 3 a 4 horas antes da viagem, pois é possível que ele fique enjoado na estrada. Com o estômago mais vazio evita que o seu cão se sinta mal.
  • Passeie com o cão antes de viajar
    Um passeio longo antes da viagem será fundamental para o seu cão fazer todas as necessidades antes de entrar no carro, além de se cansar bastante para poder viajar mais relaxado e menos eufórico.
  • Faça paragens frequentes
    Defina paragens regulares no seu trajeto e vá comunicando com o seu cão, assim,  ele continuará a sentir-se confortável e seguro durante toda a viagem.
  • Água
    Leve bastante água e um recipiente que possa utilizar em andamento ou numa paragem rápida, para evitar que o seu cão se desidrate durante uma viagem longa. Uma dica especial para estes meses de verão, quando as temperaturas estão altas.


E é isto. Tem tudo para aproveitar o Dia do Cão ao lado do seu melhor amigo. Divirtam-se, tirem fotos e façam uma ótima viagem!